O usuário pode ainda dar baixa parcialmente no lançamento.
Ao selecionar o lançamento a ser baixado, escolher no menu suspenso a opção Alterar.
A tela de Programação Financeira Alteração de Lançamento é chamada:
Em Valor a Baixar informar o valor a ser baixado.
Selecionar o check box indicando que será feita uma Baixa Parcial e clicar em Ok.
Ao selecionar novamente o lançamento, clicar primeiro no botão Alterar do menu principal para bloquear o acesso de alteração nos itens selecionados e depois clicar na opção Dar baixa (enviar ao controle de Bancos) no menu suspenso, o sistema vai dar baixa somente no valor digitado anteriormente no campo Valor a Baixar.
A tela de confirmação é chamada indicando o valor a ser baixado pelo sistema.
Após a confirmação e após informar para qual conta corrente será enviado este lançamento, o sistema informa, na tela da Programação Financeira Definitiva, o valor já liquidado.
Se o usuário selecionar novamente o documento e escolher a opção Dar Baixa, no menu suspenso, o sistema vai baixar o restante da Baixa Parcial.
Na tela de Visualização da movimentação da conta corrente é possível visualizar os lançamentos.
Caso o usuário desejar fazer uma outra baixa parcial com o valor restante, basta repetir a operação.
Obs.: Caso o usuário não marque o check box Baixa Parcial,
o sistema, ao Dar baixa (enviar ao controle de bancos), vai lançar na movimentação da conta corrente, um lançamento de crédito no valor total e um lançamento de débito no valor da diferença entre o total e o valor a baixar:
Caso o valor a baixar seja um valor superior ao valor total, o sistema faz um lançamento de crédito no valor total e um outro lançamento de crédito no valor da diferença entre o valor a baixar e o valor total.