Impostos
Início  Anterior  Próximo


Na tela do cadastro de cliente uma nova ficha contém os impostos que devem ser gerados com uma alíquota específica quando da emissão de uma Nota Fiscal para este cliente. A nova ficha é mostrada na figura a seguir:

cadclienteguiaimpostos

Os impostos que forem inseridos nesta ficha serão gerados na Nota Fiscal de acordo com o percentual de alíquota aqui registrado, ou seja, não serão gerados de acordo com as regras normais deste imposto na Nota Fiscal.
Por exemplo, na emissão de uma Nota Fiscal para determinado estado, o sistema iria calcular o valor do imposto referente ao ICMS pela origem e destino, no caso poderia ser de 18%. Mas se no cadastro do cliente o imposto tiver sido inserido com a alíquota de 0% o sistema irá calcular o valor R$ 0,00 para o imposto ICMS.

Desta forma as alíquotas presentes no cadastro de Impostos do cliente prevalecem sobre os demais cálculos de impostos, independentemente do CFOP, Classificação Fiscal, Situação Tributária, Redução de Base de Cáculo e demais variáveis existentes neste cáculo.

Os outros impostos, como IRPJ, PIS, SIMPLES, etc que não são exibidos na impressão da Nota Fiscal, somente serão lançados no controle de impostos do SIGEWin utilizando a alíquota existente no cliente.

Portanto, para que na Nota Fiscal emitida para um determinado cliente nunca seja calculado o imposto ICMS, por exemplo, basta o usuário inserir, no cadastro do cliente, na nova ficha Impostos, o ICMS com alíquota igual a zero.