Capacidade Comprometida/Carga-Máquina
Início  Anterior  Próximo


A análise de Capacidade Comprometida é comparada com a Capacidade Instalada.

A Capacidade Instalada é determinada sempre para um período. O período considerado é determinado da seguinte maneira:

·Limite Inferior: é sempre a data corrente;  
·Limite Superior: é igual ao Limite Superior informado na tela.  

Dentro deste período, o sistema analisa dia-a-dia, desconsiderando Sábados e Domingos por serem dias não úteis, para então multiplicar o número total de dias úteis pela capacidade total diária (a soma de todas as capacidades diárias das máquinas do grupo em questão informadas na tela Recursos de Produção).

Obs
.: Os feriados não são descontados para a análise de Capacidade Instalada.

A Capacidade Comprometida ou Carga de Máquinas também é determinada para um período, porém o Limite Inferior é considerado igual ao Limite Inferior informado na tela. Desta forma é possível incluir no cálculo do Comprometimento de Carga, pedidos que estejam atrasados. Para o período informado, o sistema faz as seguintes considerações para determinação da Carga de Máquinas:

São somados todos os tempos teóricos de produção de cada item de orçamento/pedido cujo prazo de entrega esteja dentro do período especificado. Os tempos teóricos deverão ser informados no menu Produção / Estruturas. Nesta tela é possível informar toda a matéria-prima prevista para a fabricação da peça em questão, além de todos os tempos teóricos para cada tecnologia/etapa da produção. Para aqueles itens de orçamento/pedido que já tenham sido parcialmente entregues/faturados é considerado apenas o saldo (quantidade pedida – quantidade remetida ao cliente). Por este motivo, é de grande importância que os itens de orçamento/pedido sejam "baixados" no momento do seu faturamento. Para baixar um item do pedido, basta abrir o pedido em questão, clicar em Alterar, posicionar o cursor sobre o item desejado e no menu suspenso escolher a opção Baixar Item.

Destes totais o sistema desconta o total de horas já trabalhadas para a realização/produção das peças constantes nos pedidos com prazo no período. Estes tempos são informados na Ordem de Serviço correspondente. Para cada item de orçamento/pedido deve ser aberta uma Ordem de Fabricação (OF).

Fórmula de cálculo:

Capacidade Comprometida = Total de Tempos Teóricos (Estrutura do Produto) – Total de Horas Trabalhadas (Ordens de Serviço)

O sistema permite a análise da Capacidade Comprometida por meio de um gráfico mostrando uma barra para a quantidade de horas comprometidas em relação a uma barra de horas disponíveis. Para visualizar este gráfico basta selecionar o Grupo de Máquinas para o qual se deseja fazer a análise e então, no menu suspenso, selecionar a opção Comprometimento de Carga que a tela Período para Carga de Máquinas será chamada. Preencher os campos Inferior e Superior para estipular o período para análise e, se necessitar incluir os sábados e domingos como dias de trabalho, marcar o check Finais de Semana. Clicar em Ok que o sistema chamará o gráfico a seguir:

producao_recursosprodcargamaquinafs

producao_recursosprodcargamaquina

Neste exemplo, mostra-se o Comprometimento de Carga para o Grupo de Máquinas Grupo 1, no período de 01/05/2002 até 31/05/2002. Podemos observar que nestas circunstâncias a capacidade instalada seria de 120 horas enquanto que o total de horas já comprometidas totalizaria 0 horas, perfazendo um percentual de comprometimento de 0,0%. A última linha do gráfico mostra a data na qual a análise foi feita.

Este tipo de análise pode servir como uma ferramenta fundamental para a estimativa de prazo de entrega dos serviços/produtos fornecidos pela empresa.