Compras
Início  Anterior  Próximo


O Módulo de Compras interage diretamente com os módulos Estoque, Produção e Financeiro.

Normalmente, o processo de compras inicia quando o sistema gera automaticamente a Programação de Compras. A Programação de Compras é gerada em duas ocasiões:

·Abertura de uma Ordem de Fabricação  
Quando o sistema "explode" a Estrutura do Produto, os níveis de estoque mínimo são analisados e uma quantidade de reposição é programada.  

·Inclusão de um Pedido de um cliente  
Neste momento, o sistema também analisa o estoque mínimo dos itens de estoque que estão sendo vendidos por meio deste pedido e faz a programação das quantidades de reposição.  
Atenção: isto somente acontece para itens de estoque tipo C (Comprados). Caso o item de estoque seja tipo P (Produzido) acontece a Programação de Produção.  

Para maiores detalhes sobre itens tipo Comprado e tipo Produzido, veja Tipos de Itens deste manual/apostila.

Obs.:
A Programação de Compras não precisa, necessariamente, ser utilizada.


A partir da Programação de Compras, o usuário pode solicitar uma Consulta de Preços para todos os fornecedores associados ao item de estoque em questão.

Uma vez definido o fornecedor, procede-se com a emissão de uma Ordem de Compra (OC) para o fornecedor selecionado. Neste momento o sistema provisiona o pagamento desta OC no controle de Contas a Pagar Provisório.

Na chegada do material procede-se com a digitação da Nota de Compra emitida pelo fornecedor. Neste momento o sistema verifica a consistência desta Nota de Compra, comparando-a com a OC previamente emitida. Caso haja diferença entre o solicitado por meio da OC com o que realmente chegou por meio da Nota de Compra, o sistema coloca estes itens na Regularização de Estoque. O responsável pela área pode facilmente regularizar estes itens ou devolvê-los ao fornecedor.

Em qualquer caso, o sistema acerta o provisionamento do valor da OC e coloca o valor da Nota de Compra no controle de Contas a Pagar Definitivo.