Controle de Créditos e Débitos
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Um recurso essencial para o funcionamento da NFD é o registro de Créditos/Débitos para clientes, fornecedores, transportadoras ou vendedores cadastrados no sistema. Este recurso tem a finalidade de registrar o saldo de créditos e débitos correntes entre a empresa e seus Fornecedores ou Clientes.

Para controlar estes registros, há nas telas de cadastro, tanto de clientes como de fornecedores, transportadoras e vendedores, a opção no menu superior da tela chamada "Controle de Créditos/Débitos".

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Esta opção chama a tela Controle de Crédito/Débito que trará maiores detalhes sobre os créditos e débitos da pessoa e/ou Empresa em questão. Esta tela traz a lista de todos os registros de créditos ou débitos que a pessoa possui. Caso uma pessoa seja ao mesmo tempo fornecedora e cliente, ambas as telas de cadastro, fornecedor e cliente, trarão na tela de controle de C/D todos os créditos e débitos desta pessoa, independente do cadastro que chamou esta tela.

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O grid de Créditos/Débitos terá as seguintes colunas:

·Data: Indica em qual data foi criado o registro de crédito/débito;  
·Tipo: Classifica o registro em débito ("D") ou crédito ("C");  
·Valor: Valor do crédito/débito;  
·Doc: Se o registro de crédito/débito foi gerado por meio de uma Nota Fiscal de Devolução, este campo indicará o "número desta nota" ;  
·Série: Se o registro de crédito/débito foi gerado por meio de uma Nota Fiscal de Devolução, este campo indicará o "número de série desta nota" .  
·Observação: Possíveis observações sobre o crédito/débito.  

O menu suspenso do grid de registros de débito/crédito tem as opções para inserir, alterar ou excluir registros, além da opção Lançar no Definitivo.

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Quando selecionada esta opção, será feito um lançamento no definitivo, para a pessoa ou empresa em questão, para acerto do crédito ou débito. Este lançamento possuirá o mesmo valor e no campo Observação indicará que foi gerado para acertar um Crédito/Débito. Após este lançamento no definitivo, o antigo registro de crédito/débito é excluído.

Mais de um registro poderá ser selecionado ao mesmo tempo para executar a operação Lançar no Definitivo. Neste caso, o lançamento criado terá como valor o saldo dos registros selecionados.

Sempre que for feito um faturamento no sistema contra uma pessoa ou empresa que possua o saldo "Crédito/Débito" diferente de zero, o sistema alertará o usuário sobre o caso. Este aviso é realizado logo após a escolha do Cliente/Fornecedor da nota.

No Financeiro-Definitivo, quando for feita a baixa de algum lançamento cuja a pessoa ou empresa referida no lançamento possua saldo de "crédito/débito" diferente de zero, o sistema também alertará o usuário sobre o fato.

Se o usuário responder "SIM" à mensagem, a baixa será feita normalmente, sem qualquer alteração nos registros de Crédito/Débito, pois as mensagens tem exclusiva finalidade de informar o usuário. No caso do usuário responder "NÃO", então é cancelado o processo de baixa do(s) documento(s).

Quando for dar baixa em vários lançamentos simultaneamente, a mensagem de aviso, caso exista algum documento de pessoa ou empresa com Crédito/Débito a regularizar, será a mesma.