Estoque
Início  Anterior  Próximo


Os itens de estoque são classificados em:

·Itens produzidos  
·Itens comprados  
·Itens de terceiros  

O SIGEWin controla a quantidade atual em estoque, o empenho do material e a quantidade faltante. A qualquer momento é possível verificar o "histórico" de um item no estoque, ou seja, numa mesma tela é possível ver a composição do empenho e da quantidade faltante do item, onde são listados todos os pedidos e todas as Ordens de Fabricação, as entradas que foram feitas por meio de compras ou de produção, as saídas ocorridas com o item, sejam elas associadas a um pedido, ordem de fabricação, ordem de serviço/assistência técnica, saídas manuais, etc.

Caso haja necessidade, é possível remanejar o empenho/quantidade faltante de um pedido/ordem de fabricação. Por exemplo, supondo que um pedido de vendas tenha empenhado 500 caixas do produto X e que após este empenho o estoque disponível para venda tenha zerado. Desta forma, se entrar outro pedido deste mesmo produto X, o sistema não conseguirá empenhar a quantidade solicitada, sendo que esta quantidade será identificada como "faltante". Alguma pessoa responsável pode entrar na tela de Conciliação de Item de Estoque e remanejar o empenho do produto X, fazendo com que parte do material empenhado para o primeiro pedido seja remanejado para o segundo pedido e identificado como faltante no primeiro. Esta mesma pessoa pode então "destinar/alocar" este material a algum outro pedido/
OF
por meio da tela Destinar Material Faltante.

A saída de estoque propriamente dita acontece de diversas formas, dependendo da origem da saída.
Para produtos vendidos, que saem via nota fiscal, a baixa ocorre no momento da emissão da nota. As quantidades correspondentes são "baixadas" no pedido.

Para ordens de fabricação, a saída acontece de forma manual comandada pelo usuário do sistema. Veja Saídas de Estoque De Material Empenhado Para Ordens De Fabricação.

Para Ordens de Serviço/Assistência Técnica, a saída ocorre no momento da digitação das quantidades, ou seja, não há controle de empenho para estes casos, assim como para as saídas manuais associadas simplesmente a um Centro de Custos.