Faturar por Evento
Início  Anterior  Próximo


No momento do faturamento, o usuário irá entrar na tela de Notas Emitidas, clicar em Incluir e, em seguida, selecionar um cliente, uma CFOP, uma transportadora e um ou mais itens ou serviços do Pedido de Venda para serem faturados.

Após este procedimento, para preencher as condições de pagamento, na tela de condições especiais na ficha Configuração da Nota Fiscal de Saída, ao invés do usuário preencher as condições especiais da Nota uma a uma, o usuário seleciona Eventos Financeiros do menu suspenso do grid de parcelas e abre a tela de Eventos Financeiros, conforme mostra a figura abaixo.

vendas_faturarporevento

Após escolher a opção Eventos Financeiros, é exibida a tela que mostra os Eventos Financeiros que já estão liberados para faturamento. Deve-se selecionar os eventos que deseja faturar nesta Nota Fiscal e após indicar quais Eventos estão sendo faturados, deve-se clicar no botão Gerar Cond. Pgto da Nota, para que as condições especiais da Nota de Venda sejam preenchidas.

vendas_faturarporeventotela2

Cada Evento Financeiro selecionado está diretamente associado a pelo menos uma condição de pagamento. Portanto as parcelas que estiverem sendo completamente faturadas com a emissão da nota, serão apagadas do "Financeiro Provisório". Estas parcelas também não entrarão no rateio do valor não faturado. Ou seja, o valor do Pedido que não foi faturado com a nota será proporcional e igualmente distribuído entre as parcelas da condição especial do Pedido, mas somente para as parcelas que não foram faturadas pelos Eventos Financeiros.

Caso não existam Eventos Financeiros vinculados ao pedido que está sendo faturado (liberados ou não para faturamento), o sistema não mostrará a tela anterior e irá abrir uma outra tela solicitando que sejam marcadas quais parcelas se deseja indicar para faturamento.

No momento da emissão da Nota Fiscal, estando geradas as parcelas, existindo ou não Eventos Financeiros, serão baixadas as condições de pagamento do Pedido de Venda que estejam relacionadas aos Eventos Financeiros, ou as parcelas, caso não existam eventos, que foram faturados nesta Nota. Então o sistema faz esta baixa, somando o valor do Evento Financeiro ou parcela faturada ao campo valor faturado da condição de pagamento associada ao Evento Financeiro faturado.

O sistema fará o controle para que o somatório das parcelas que estão sendo faturadas na Nota Fiscal corresponda exatamente ao valor total das parcelas selecionadas/faturadas do Pedido.

No momento da emissão da Nota Fiscal, o sistema reprograma o financeiro provisório, só que esta reprogramação do sistema leva em conta os valores já faturados das parcelas da condição especial do Pedido, somente reprogramando no provisório as condições de pagamento que tiverem ainda valor a faturar, ou seja, que o valor seja maior que o valor faturado.

Após todo esse processo, será possível por meio da tela "Condição especial de pagamento", acessada por meio da tela de Pedidos, verificar quais parcelas do pedido foram tidas como "Faturadas" e qual valor já foi faturado.

Se um Evento Financeiro fatura parcialmente uma condição especial do Pedido, o sistema reprograma a condição no provisório somente na diferença a faturar.

Caso algum evento esteja marcado como Antecipado, significa que o valor total deste Evento foi recebido antecipadamente. Neste caso o valor da parcela será somente faturada, mas não será gerado um valor a receber no Controle Financeiro Definitivo, pois seu valor já não constava no Financeiro Provisório.