Programação Financeira Definitiva
Início  Anterior  Próximo


Na programação financeira definitiva o usuário tem toda a programação de contas a pagar e receber que foram geradas por notas de compra ou de venda.

Por meio do menu geral na opção Financeiro / Definitivo podem ser visualizados os lançamentos de contas a pagar e receber dentro do período selecionado na parte direita superior da tela.

A passagem dos títulos dá-se automaticamente quando o crédito/débito é definitivamente efetivado. Isto eqüivale ao Faturamento (Vendas / Faturamento) de um Pedido de Venda ou ao lançamento de uma Nota de Compra (Estoque / Movimentação de Entrada de Compras).

É neste momento que o título temporariamente lançado no controle provisório torna-se realmente fato gerador de movimentação financeira futura, o que implica na possibilidade de baixa (pagamento/recebimento), o que não está previsto no controle financeiro provisório.

financeiro_progfinanceira

A tela de Programação Financeira Definitiva é muito similar à tela de Programação Financeira Provisória.

Obs.:

·As colunas da programação financeira definitiva são auto ordenáveis, ou seja, permitem a ordenação dos itens pela coluna pressionada.  
·Quando a caixa Incluir Programação Provisória estiver selecionada, todos os lançamentos da Programação Provisória serão exibidos no Definitivo com o Status PRO.  
·É possível salvar a ordem do grid e a largura das colunas nesta tela.  


Há algumas diferenças no menu suspenso:

financeiro_menususdef

·Duplicata: Fornece as informações da duplicata (documento contas a receber) selecionada.  
 
 
financeiro_duplicacao  
 
·Incluir: Para incluir manualmente um documento na programação Definitiva (leia adiante explicação sobre as possíveis formas de movimentação na Programação Definitiva – Manual).  
 
·Alterar: Altera informações do documento selecionado.  
 
·Excluir: Exclui o documento selecionado.  
           
·Gerar Arquivo para Cobrança: Gera um arquivo de cobrança a ser enviado à Instituição Financeira (Banco) de preferência da empresa.  
 
·Importar Arquivo de Retorno de Cobrança: Utilizado para que o Banco possa retornar as informações sobre os documentos que foram gerados para cobrança.  
        
·Dar Baixa (enviar ao controle de bancos): Após confirmada a programação, esta deve ser enviada ao controle de bancos (leia adiante explicação sobre as possíveis formas de movimentação na Programação Definitiva – Baixa).  
 
·Liquidar Duplicata em Desconto: Liquida as duplicatas com status (DESC) desconto. Ver também Como Fazer uma Duplicata com Desconto.  
 
·Selecionar Tudo: Seleciona todos os documentos da tela.  
 
·Fluxo de Caixa: Mostra o comportamento de receitas e despesas de acordo com o que está programado na Programação Financeira.  
 
financeiro_fluxocaixa  
 
Esta tela mostra o saldo de acordo com as receitas e despesas no período selecionado.  
 
Para imprimir o fluxo de caixa, basta selecionar o período (Início - Fim) e clicar em Ok.  
 
·Resumo: Mostra a tela de resumo financeiro, informações de acordo com a Programação Financeira Definitiva.  


financeiro_resumo

(1) Período de data (este período é o mesmo do definido na tela da programação definitiva).  
 
(2) Lista das carteiras e dos títulos a receber contidos em cada carteira.  
 
(3) Tela de cálculo automático.  
 
(4) Lista das carteiras e dos títulos recebidos contidos em cada carteira.  
 
(5) Gráfico pizza das contas a pagar.  
 
(6) Tela de cálculo automático.  
 
 
As possíveis formas de movimentação na Programação Definitiva são:  
 
·Manual: acontece quando se necessita lançar uma programação que não seja oriunda da Programação Provisória. Como exemplo podemos citar a programação da devolução de um empréstimo, programação de pagamento para um cheque pré-datado de um serviço de terceiros, etc.  
 
·Automática: são os movimentos que vêm automaticamente da programação provisória.  
 
·Lançamentos de Contas Fixas: lançamentos mensais provenientes das contas fixas da empresa. Ver explicação adiante.  
 
·Baixa: No momento que se confirma a realização de uma programação, tanto de contas a pagar quanto de contas a receber, deve-se baixar este lançamento para o Controle de Bancos.  
 
·Estorno: acontece quando, por algum motivo, foi feita uma baixa de forma equivocada. O usuário pode então "estornar" esta baixa, fazendo com que ela volte para a programação definitiva.  
 
·Visualizar Observação do Título: Com esta opção é possível visualizar a observação dos títulos financeiros.  
 
·Ver Eventos: Esta opção chama a tela Eventos Financeiros do Título onde é possível visualizar os eventos referentes ao título selecionado.  
 
Obs.:
Além destes movimentos, também é possível editar e eliminar lançamentos manualmente, porém por conta e risco do usuário, ou seja, se o usuário eliminar a programação de um pagamento referente a uma nota de compra, o sistema não irá impedi-lo.