Preços/Custos
Início  Anterior  Próximo


gerais_configgeralprecoscustos

Cálculo de Custos/Preços - Utilizar:

1.   Custo Contábil (Média Ponderada Móvel),  
2.   Custo Últ. Compra;  
3.   Preço Referência.  
4.   Preço Últ. Compra;  

Como cada preço e custo possui suas especificidades, seguem descrições um pouco mais precisas de cada um:

1.   Custo pela Média Ponderada Móvel:  
 
Utilizando o SIGEWin é possível calcular o custo pela média ponderada móvel (MPM) ou Custo Contábil.  
Este sistema de custos é muito utilizado por possibilitar uma valoração média do estoque e por ser aceito pela legislação vigente.  
É calculado por meio da média ponderada dos custos de cada entrada de item no estoque, onde o Custo Atual já leva em conta a natureza da empresa: se ela beneficia-se ou não de crédito de IPI e ICMS .  
 
         MPM =  
 
2.   Custo da última compra:  
 
Consiste no cálculo do custo de compra de um item de estoque.  
O SIGEWin permite duas formas de cálculo do custo da última compra, que são pré-selecionadas no momento da instalação do sistema, de acordo com a natureza da empresa, e que vão representar a opção de utilizar ou não o IPI e o ICMS no cálculo do custo.  
 
a.Empresa que se beneficia de crédito de ICMS e IPI:  
 
Este custo é calculado tendo-se como base o preço do item na nota fiscal de entrada (Estoque, Movimentação de Entrada de Compras), do qual é descontado o ICMS (que é creditado na entrada de mercadoria) e acrescido do custo do FRETE rateado (CFR), caso exista, da seguinte maneira:  
 
         CFR =  
 
         Custo da Última Compra =  
 
b.Empresa que não se beneficia de crédito de ICMS e IPI:  
 
Da mesma forma este custo é calculado tendo-se como base o preço do item na nota fiscal de entrada (Estoque, Movimentação de Entrada de Compras), porém, neste caso, não é descontado o ICMS e são acrescidos o custo do FRETE rateado (CFR), caso exista, e o IPI da seguinte maneira:  
 
      CFR =  
 
      Custo da Última Compra =  
 
3.   Preço de referência:  
 
a.Itens Comprados:  
 
Este formato de valoração permite a intervenção do usuário na constituição do custo, quando o item é do tipo Comprado, pois, neste caso, o campo preço de referência pode ser editado, representando uma boa alternativa nos casos de necessidade de projetar quaisquer variações de preço dos itens de estoque (variações cambiais para itens importados por exemplo).  
Para utilizá-lo de maneira mais prática e fiel à realidade, o sistema apresenta a opção de atualizar o preço de referência a cada compra: pelo custo da última compra ou pelo preço da última compra (maiores detalhes sobre o cálculo destes, consulte os itens 1 e 3 deste documento).  
A escolha de utilizar a atualização a cada compra e qual valor será utilizado para atualizar o Preço de Referência pode ser feita nas configurações gerais (Configurações Gerais, Diversos 1).  
 
b.Itens Produzidos:  
 
O Preço de referência, para os itens produzidos, é sempre calculado com base nos preços de referências dos itens que compõem sua estrutura.  
 
4.   Preço da Última Compra:  
 
É o preço realmente pago, conforme consta na nota fiscal de entrada (Estoque, Movimentação de Entrada de Compras), sendo atualizado em cada compra.  
Pode ser utilizado para atualizar o preço de referência, desde que se escolha a opção de atualizar preço de referência em cada compra (Configurações Gerais, Diversos 1)  

Atualizar Preço de Referência em cada Compra: Neste campo é possível escolher se o sistema deve atualizar ou não o preço de referência automaticamente. Quando checado para atualizar, é possível escolher qual deve ser o preço/custo usado.

Entrada da Produção: Esta configuração permite indicar ao sistema que as movimentações de entrada da produção devem ser feitas registrando-se, tanto no novo campo custo histórico, quanto no campo preço, caso este check esteja marcado como tipo do custo a utilizar, o somatório dos itens que foram retirados para a ordem de fabricação.

Quantidade de Casas Decimais: Aqui deve ser configurada a quantidade de casas decimais a serem usadas ao guardar e calcular os valores inseridos e calculados do SIGEWin.

Cotações nas Notas de Compra: Neste campo é possível definir se, ao inserir um item na Nota de Compra que trabalhe com moeda diferente da do Fornecedor, será ou não requisitada ao usuário a configuração das cotações utilizadas.