Principais Operações
Início  Anterior  Próximo


Um Controle de Orçamento pode estar vinculado tanto a uma conta do plano de contas (CC/Conta) quanto a um centro de custos/projeto (CC/Projeto).

A primeira coisa a ser feita nesta tela é selecionar entre
Centro de Custos/Contas
ou Centro de Custos/Projetos. Isto é feito por meio da caixa de seleção na parte superior esquerda da tela de Orçamento de Caixa (Controle Orçamentário).

O Controle Orçamentário do SIGEWin é matricial, com isto o usuário pode atribuir Orçamentos para um Centro de Custos Contas de um Centro de Custos Projetos específico. Para que o usuário visualize o Orçamento é necessário que esteja checado o box CC/Projeto(Conta) e selecionado a Conta/Projeto referência.


gerencial_controleorcamentariotela1

Uma vez feita esta seleção, o sistema mostra a árvore de Centro de Custos/Contas ou Centro de Custos/Projetos. Para cada Centro de Custos/Contas ou Centro de Custos/Projetos selecionado na árvore, o sistema mostra as contas/projetos filhos, onde, então, o usuário pode digitar um valor
Orçado apropriado. Este valor orçado vale para o período selecionado na parte inferior da tela (De... Até...). Para validar o período selecionados neste campo, é necessário clicar no botão Aplicar.

Na parte direita da tela são mostradas as colunas
Código, Descrição, Orçado e Realizado. Quando se clica sobre uma destas contas-filhas na parte direita da tela, o sistema mostra um gráfico indicando o percentual realizado do total orçado.

Esta tela possui ainda dois filtros que são:

1.Totalizar valores realizados;  
2.Incluir valores a realizar.  
 
Obs.:
No caso do filtro "Incluir valores a realizar", se o título que será apresentado estiver em outra moeda que não seja o Real (R$), o sistema vai converter o valor título automaticamente com base no valor da última cotação da moeda.


Ao selecionar um item na árvore, aparecerão no grid, caso existam, os registros que estão um nível abaixo do registro selecionado.

É permitido somente o lançamento de Orçamentos em um nível da árvore. Por exemplo: Se determinado Centro de Custos Conta/Projeto possuí três Contas/Projetos Filhos e o usuário lançar um orçamento para determinado filho, não poderá então lançar um orçamento para a Conta/Projeto Pai. Assim vale também para um Orçamento lançado para a Conta/Projeto Pai, o sistema irá impedir o lançamento de orçamentos para os filhos desta Conta/Projeto. O sistema vai emitir o seguinte aviso:

gerencial_controleorcamentariotela2

Quando o check Totalizar valores realizados
estiver marcado, na coluna Orçado aparecerá apenas o que o usuário cadastrou para este item. Na Coluna Realizado será mostrado o somatório das movimentações positivas menos o somatório das movimentações negativas dos centros de custos filhos, excluindo o centro de custos pai.

No menu
Ferramentas é possível chamar a tela Quadro de Controle ou Alterar Orçamento.

Alterar Orçamento

Esta tela dá a possibilidade de definir períodos para os orçamentos. Estes períodos contemplam uma data de início, uma data de fim e um valor orçado. Estes períodos não podem chocar-se, ou seja, um período não pode ter dias coincidentes com outro período cadastrado. Para que os orçamentos cadastrados sejam exibidos nas telas de controle orçamentário e quadro de controle é necessário que o período de data cadastrado esteja totalmente contido no filtro selecionado na respectiva tela.


gerencial_controleorcamentariotelaalteracaodeorcamento

Obs.: Para inserir orçamentos dentro de períodos menores de tempo no mesmo ano é necessário excluir o lançamento do ano todo, já que o recurso não permite períodos que coincidam.