Produção
Início  Anterior  Próximo


A base de todo o sistema de produção do SIGEWin é a Estrutura do Produto. Na estrutura do produto deve-se definir os itens que compõe o produto, quantidades, revisões de projeto, dimensões (quando for o caso), desenhos e etapas da produção para sua fabricação.

Uma vez definida a estrutura do produto, muitas vezes referenciada como Árvore do Produto, é possível abrir uma Ordem de Fabricação (OF) para determinado produto, bastando definir as quantidades a serem produzidas. Quando o usuário "salvar" esta OF, o sistema faz a "explosão" completa das estruturas selecionadas para serem produzidas. Nesta explosão é gerado o empenho e o registro do material faltante desta Ordem de Fabricação. A quantidade necessária que estiver disponível no estoque é empenhada. A quantidade não disponível é registrada como faltante, somente para itens comprados. Caso o item seja do tipo "produzido" e não esteja disponível no estoque, o sistema o coloca juntamente com as estruturas originalmente selecionadas para serem produzidas, formando a "composição" da OF.

Uma estrutura pode fazer parte de uma OF porque ela foi previamente selecionada para ser produzida ou porque ela faz parte de uma destas estruturas previamente selecionadas para serem produzidas e não existe quantidade suficiente em estoque.

Após a explosão automática disparada pelo ato de salvar a OF, deve-se encaminhar as estruturas da composição da OF para a produção. Neste momento o sistema imprime as folhas de acompanhamento da produção, uma para cada estrutura e marca as estruturas como "enviadas à produção", destacando-as com linhas na cor verde. Quando as estruturas forem passando pelas diversas etapas da produção deve-se ir informando a quantidade produzida em cada etapa, formando com isto o histórico de produção da OF em questão. Desta forma é possível acompanhar a produção das estruturas por meio das diversas etapas com bastante precisão, conseguindo apurar em que etapa a OF se encontra em determinado momento.

Toda vez que uma estrutura tiver passado por todas as suas respectivas etapas de produção, o sistema atualiza o campo "Quantidade Produzida" para esta estrutura. Esta quantidade produzida já pode ser estocada, caso a estrutura em questão seja uma das estruturas previamente selecionadas para serem produzidas. Para isto, basta ir ao menu "Estoque" e selecionar "Entrada da Produção".

A baixa propriamente dita do empenho relativo a uma Ordem de Fabricação é feita por meio da opção
Baixar Empenho
do menu Estoque.