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Nesta tela encontram-se todos os itens que necessitam ser comprados para suprir itens faltantes no estoque. Os itens são listados com Código, Descrição, Quantidade*, Moeda, Preço, Data Geração da Necessidade, Evento gerador dessa programação , Prazo do Evento, Geração da OC e a Descrição do Evento.
* esta quantidade refere-se a quantidade a ser comprada e leva em consideração o coeficiente de entrada do fornecedor, isto que dizer que, se a empresa consumir em metro, mas o vendedor efetuar a venda em kilo, a grandeza utilizada na programação de compra será a do fornecedor, neste caso kilo.  
 
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No rodapé desta tela existe uma pesquisa rápida e uma ordenação das colunas por Código, Data Ger. Necess., Descrição, Evento, Ordem de Compras, Prazo do Evento, Liberado, Data Geração OC, Início Ordem. Na pesquisa, a cada caracter digitado, é selecionado automaticamente o item mais próximo do conjunto de caracteres digitados.

Ainda, no rodapé, é possível escolher entre mostrar somente as programações não atendidas, checando a opção Somente Não Atendidas. A opção Somente Liberadas permite a visualização das Programações de Compras que tenham o check liberado marcado. A opção Mostrar Observação permite visualizar um campo onde estará a observação da ordem selecionada.

Na tela de Programação de Compras, a exibição de cores diferenciadas para cada programação que esteja com um status diferente permite um melhor acompanhamento do andamento das compras.

·Programação em VERMELHO: Significa que a data atual do sistema é maior que a data da coluna Geração da OC + o tempo de compra configurado na tela de Configurações Gerais, ou seja, a Ordem de Compras já devia ter sido gerada;  
 
·Programação em AMARELO: Significa que a data atual do sistema é menor ou igual à data da coluna Geração da OC + o tempo compra e maior ou igual à data da coluna Geração da OC, ou seja, a geração está atrasada, mas ainda há tempo de fazer a Ordem de Compras;  
 
·Programação em BRANCO: Significa que a data atual do sistema é menor que data da coluna Geração da OC.  

Colunas Especiais:

·Data Geração da Necessidade: Tem o objetivo de informar ao comprador, a data em que deve ser gerada a Ordem de Compras, para que as necessidades de compras sejam atendidas no prazo correto. Esta data é calculada automaticamente pelo sistema a partir das seguintes informações:  
·Se o evento gerador for qualquer Ordem (Fabricação, Serviço ou Assistência Técnica):  
Geração OC = (Data de Inicio da OF) - (Lead Time Padrão do Item) - (Tempo de Compra) - (Tempo de Almoxarifado).  
·Se o evento gerador da necessidade for um Pedido de Vendas:  
Geração OC= (Prazo do Pedido) - (Tempo de Logística) - (Lead Time Padrão do Item) - (Tempo de Compra) - (Tempo de Almoxarifado).  

·Início da OF: A intenção deste campo é mostrar ao comprador, a data máxima para que os itens a serem comprados estejam disponíveis para a produção. O valor deste campo será utilizado juntamente com o Lead Time padrão do item, o Tempo de Almoxarifado e o Tempo de Compra para calcular a data de Geração da Ordem de Compras também disponível na tela de programação de compras.  

·Faltante do Evento: Mostra o somatório das quantidades faltantes de cada item para o evento gerador desta programação de compras. Se não houver quantidade faltante para este item no evento gerador ou se o valor do campo evento gerador for zero, a nova coluna mostra o valor zero.  

·Controle de Ressuprimento: Mostra o valor contido no campo Controle de Ressuprimento do Item de Estoque. O propósito é indicar quais dos itens de estoque presentes na Programação de Compras tem seu controle feito por algum método de ressuprimento. Esta informação é importante, especialmente quando associada à coluna faltante do evento, pois ajuda o PCP a priorizar a análise das necessidades de compra.  

No menu suspenso nesta tela, encontram-se as seguintes funções:

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·Assistente de Consulta/Relatório: Chama a tela de Consulta/Relatórios;  
 
·Alterar: Permite a alteração de alguns campos da Programação de Compras. O acesso a esta alteração é controlado pelo cadastro de usuários, da mesma maneira como já funciona o acesso aos demais recursos do SIGEWin  
 
A tela de programação de compras permite a seleção de mais de um registro simultaneamente. Caso mais de um registro esteja selecionado, será alterado o primeiro da seleção.  
 
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Os campos que poderão ser alterados são:  

·Quantidade a Comprar: é o campo Quant da tela de programação de compras. Este campo não possibilita alteração para quantidade menor;  
 
·Data de Geração da OC: Campo Geração OC da tela de programação de compras;  
 
·Data de Liberação: É preenchido no momento da liberação da compra, mas somente é um informativo e não poderá ser alterado. Este campo estará em branco se a programação ainda não tiver sido liberada;  
 
·Liberado para Compra: Campo Liberado da tela de programação de compras. Este campo serve para indicar se esta Programação de Compras já foi liberada para a emissão da Ordem de Compras. A liberação da Programação de Compra também pode ser feita pela opção Liberar Compra do menu suspenso no grid da tela de Programação de Compras. Nas duas formas de liberação, a data de liberação da compra é preenchida com a data atual;  
 
·Observação: Campo texto de 300 caracteres, não obrigatório, que serve para indicar detalhes sobre esta Programação de Compras. O preenchimento e visualização deste campo pode ser feito somente por esta tela.  

Obs.:  
·Somente é possível alterar programações de compras não atendidas, ou seja, aquelas cujo campo Atendida por está vazio. Se já existe uma Ordem de Compras sendo gerada, não será permitida modificação na programação;  
·A limitação de não ser possível alterar a quantidade dos itens para um valor menor que o que foi automaticamente calculado serve como garantia de que pelo menos as quantidades calculadas pelo sistema serão compradas;  
·Qualquer alteração será detalhadamente registrada no log de atividades, aumentando a rastreabilidade desta operação;  
·O controle de acesso a Alterações, Exclusões, Desmarcar Atendido Por, Liberar Compra e Geração de Ordens de Compra, segue o estabelecido nas permissões do usuário no cadastro de usuários do SIGEWin;  
·Aconselha-se que somente membros do PCP tenham acesso à esta funcionalidade de alteração, para que os dados gerados ao setor de compras tenham validade para a produção.  
 
·Gerar Ordem de Compras: Uma Ordem de Compra para o item programado pode ser gerada usando esta opção. Após clicar nesta opção e escolher o Fornecedor, uma nova Ordem de Compras é aberta para aquele(s) item(s) selecionado(s). Ao gerar a Ordem de Compra para valores de itens da programação de compras em Dólar, estes valores serão convertidos automaticamente para Real conforme a cotação mais atual cadastrada, pois esta é a moeda recomendada como padrão para as Ordens de Compra.  
·Obs.: para selecionar um item basta clicar em cima do mesmo, para selecionar mais de um item, segure a tecla Ctrl e clique sobre os itens a serem selecionados.  
 
·Gerar Consulta de Preços: Após a escolha do Fornecedor, a tela Consulta de Preços é aberta e pode ser gerada uma cotação de preços para aquele(s) item(ns). Existe uma configuração que permite não limpar a tela de cotações de preços ao gerar uma nova cotação a partir da Programação de Compras. O padrão do sistema é limpar a tela. Caso o usuário queira trabalhar com esta configuração, é necessário fazer uma solicitação para a Void Caz.  
 
·Totalizar: Apresenta o total das quantidades do item selecionado, programadas para compra .  
 
·Onde Usa: Aparece a tela Estruturas Onde o item é usado, onde é apresentado para o usuário em qual(is) estrutura(s) o item selecionado é utilizado. Maiores detalhes ver o tópico Estruturas onde o item é usado.  
 
·Excluir: Exclui o item selecionado. Após a confirmação de exclusão do item é chamada uma tela que oferece a possibilidade de exclusão dos registros faltantes destes materiais, conforme a seguir.  
 
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Se o usuário responder Yes, o sistema irá excluir, juntamente com cada uma das programações de compras selecionadas, o registro do controle de faltantes correspondente à programação excluída.  
 
O sistema excluirá somente o registro de faltantes referentes ao evento gerador da programação de compras, na quantidade que foi excluída da programação. Caso haja diferenças entre a quantidade faltante e a quantidade da programação de compras excluída, o sistema fará o seguinte:  
 
·Se a quantidade da programação excluída for menor que a quantidade faltante existente no registro de faltantes para o evento gerador da programação, o sistema diminuirá da quantidade faltante a quantidade excluída na programação;  
 
·Se a quantidade da Programação excluída for maior que a quantidade faltante existente no registro de faltantes para o evento gerador da programação, o sistema excluirá somente o registro de faltante, mesmo que a quantidade faltante seja menor do que a programada na programação que foi excluída.  
 
Se o usuário responder No, o sistema fará a exclusão do lançamento de programação de compras sem excluir o registro de faltante correspondente.  
 
Se o usuário escolher Cancel, o sistema não fará nenhuma exclusão. Não serão excluídas as programações de compras selecionadas, nem os registros de faltantes correspondentes.  
 
·Seleciona tudo: Seleciona todos os itens programados para a compra;  
 
·Seleciona Itens Iguais: Seleciona todos os itens iguais programados para compra;  
 
·Seleciona Itens por Fornecedor: Seleciona todos os itens de um mesmo fornecedor programados para compra;  
 
·Seleciona itens com a mesma Ordem de Compras: Seleciona todos os itens que possuam a mesma Ordem de Compras;  
 
·Seleciona Itens por Família: Seleciona os registros da Programação de Compras que tenham itens da família selecionada, dentre as cadastradas no sistema;  
 
·Mostrar dados do Fornecedor: esta opção chama uma tela onde podem ser visualizadas várias informações do fornecedor do item selecionado no grid da Programação de Compras;  
 
·Desmarcar Atendido Por: Caso algum item já tenha sido atendido por uma Ordem de Compra, o sistema permite ao usuário desvincular o item daquela Ordem de Compra, selecionando esta opção;  
 
·Imprimir: Imprime toda a Programação de Compras;  
 
·Conciliação: Permite a visualização da conciliação do item de estoque selecionado. Caso haja mais de um item selecionado, será mostrada a conciliação do primeiro item da seleção;  
 
·Liberar Compra: Marca o campo Liberado do grid da Programação de Compras. Este campo serve somente como um indicativo de quais Programações de Compra já foram liberadas pelo Planejamento e Controle da Produção (PCP) para a realização do processo de compra. A existência desta coluna indicando a liberação da compra facilita a identificação de quais programações devem ter prosseguimento e estabelece uma melhor comunicação entre PCP e Compras. Todos os registros nascem como não liberados, devendo ser posteriormente liberados, de acordo com a análise detalhada das informações pelo PCP. É possível selecionar vários registros e liberá-los de uma só vez, caso seja necessário.  
 
·Desmembrar Programação: permite desmembrar ou quebrar, uma quantidade de uma linha da Programação de Compras em duas ou mais linhas, cujo total da quantidade a ser comprada corresponde à quantidade contida na Programação de Compras inicialmente gerada. Quando existe o desmembramento da programação, a Programação de Compras original é excluída e novas Programações de Compras são inseridas com as quantidades especificadas. As novas Programações de Compras inseridas são rigorosamente idênticas à Programação Original, sendo que as quantidades somadas das Programações resultantes são iguais ou superiores à quantidade original. Caso esta opção seja selecionada, a tela Desmembra Programação será chamada.  
 
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Nesta tela, o campo Código e a Descrição da Programação de Compras são preenchidos automaticamente e não estarão habilitados para alteração. No campo Quantidade a desmembrar estará a quantidade total da programação original. No campo Quantidade desmembrada estará a quantidade total da programações originadas a partir da seleção da opção Inserir nova programação. No entanto só será possível salvar o desmembramento quando a quantidade desemembrada for igual ou superior à quantidade a desmembrar da programação original. Caso a quantidade desmembrada supere a quantidade a desmembrar, o campo ficará destacado em vermelho e, ao salvar, o sistema solicita a confirmação do salvamento com quantidade desmembrada superior à da programação original.