Regularização de Créditos e Débitos
Início  Anterior  Próximo


Uma forma de realizar a regularização dos Créditos/Débitos abertos perante a Empresa é a opção "Controle de Créditos/Débitos" da tela Programação Financeira do Definitivo. No menu suspenso da tela existe a opção Controle de Créditos/Débitos.

vendas_nfdregcreditodebitoacesso

Quando selecionada esta opção, será aberta a tela Controle de Crédito/Débito.

vendas_nfdregcreditodebitotela1

Nesta tela serão listadas na área A Regularizar todas as pessoas ou empresas que possuem o saldo entre créditos e débitos diferentes de zero. Quando uma dessas pessoas for selecionada, os seus registros de créditos/débitos, aparecerão no gird de mesmo nome, na parte direita da tela.

O menu suspenso da lista de "créditos/débitos" permitirá que se altere e exclua registros ou, ainda, possibilitará gerar um lançamento no definitivo baseado no crédito/débito selecionado, semelhante ao que foi visto anteriormente.

O objetivo desta tela, é permitir que o usuário do sistema acesse de forma rápida e clara informações sobre as pessoas ou empresas que estão com Crédito/Débito a regularizar.

Outra opção para a regularização de Créditos/Débitos será por meio de um checkbox na tela Programação Financeira - Alteração de Lançamento, conforme demonstrado na figura a seguir. Este checkbox será chamado de "C/D" e aparece sempre que há um saldo de crédito/Débito diferente de zero para a pessoa ou empresa do lançamento. A tela de Alteração de Lançamento é chamada com a opção alterar na tela de Programação Financeira - Definitivo.

Quando esta opção estiver assinalada, ao se executar a baixa do lançamento em questão, o sistema criará um crédito/débito com valor igual a diferença existente entre os campos "Valor" e "Valor a Baixar", para a pessoa ou empresa escolhida no lançamento, ou seja, quando o usuário optar por alterar um lançamento do definitivo, será possível, alterando o campo "Valor a Baixar", regularizar os Créditos/Débitos de uma pessoa ou empresa.

vendas_nfdregcreditodebitolancamento

Por exemplo, supondo que a empresa possua o Cliente "X" com um crédito de 12 reais, sendo que a empresa possui um lançamento contra este cliente no valor de 112 reais. Digamos que, após contato com este cliente, entra-se em um acordo, acertando o valor do lançamento para 100 reais.

Dessa forma, quando o usuário do sistema for alterar o "Valor a Baixar" do lançamento, no mesmo momento, ele assinala a opção "C/D". Assim, quando for dada baixa neste lançamento, o sistema irá criar um débito para o cliente "X" no valor de 12 reais. Com isso o antigo saldo de crédito/débito passa de (+) 12 reais para zero, ou seja, ele foi regularizado.